quinta-feira, 10 de março de 2011

QUANDO DEUS NOS LEVA A TER EXPERIENCIAS COM ELE

SÉRIE DE ESTUDOS SOBRE O VALE DE OSSOS SECOS

TEMA: QUANDO DEUS NOS LEVA A TER EXPERIENCIAS COM ELE

“Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos.”

Introdução

O segredo para interpretar o Antigo Testamento é analisar os fatos narrados à luz daquela época, tirando lições práticas e aplicáveis à vida cristã de hoje.

Neste capítulo, a atitude diante de Deus e suas consequências, mostrando que, assim como o Senhor revelou Sua glória e Seu poder ao profeta, a partir da postura deste, o Todo-poderoso deseja revelar-se a você, mas está à espera de seu posicionamento correto ante Ele e a missão que tem para sua vida. Você está pronto para "caminhar no vale de ossos secos"?

1. Experiência com Deus é pessoal

· Nesse texto há um detalhe interessantíssimo: o profeta diz: “ele me levou pra dar uma volta por todos os lugares do vale” (NTLH). Ele presenciou, vivenciou o fato.

· É imprescindível que cada um de nós tenha um encontro pessoal com Deus. Ninguém pode ter vida cristã a partir da vivência de terceiros!

· Deus é o Deus do universo, de toda a terra, da Igreja, dos meus irmãos, da minha família. Mas Ele precisa ser o meu Deus. Eu preciso conhecê-lo; ter intimidade com Ele.

2. Experiências com Deus trás consequências

· Três coisas acontecem com Isaías depois que ele teve uma experiência com Deus. Ninguém pode ter uma experiência com Deus e manter o mesmo estilo de vida. Três coisas acontecem com Isaías depois que ele vê a glória de Deus.

· A primeira "AI DE MIM QUE ESTOU PERDIDO". A experiência com Deus confronta o nosso estilo de vida

· Em segundo lugar, "porque sou homem de lábios impuros", isto é QUEM EU SOU. Meu caráter.

a. A experiência com Deus, nos leva ao confronto de olharmos para dentro de nós. É tão bom olharmos para a vida dos outros. É tão bom dizer onde aquilo está errado.

b. E educar filhos dos outros. Educar filhos dos outros é coisa maravilhosa.

c. Dirigir empresa dos outros. É maravilhos você dizer o que faz e o que não se faz.

· E em terceiro lugar “moro no meio de um povo que também tem lábios impuros”. Reconhecer a necessidade dos outros. Agora escute, quem eu sou, como eu estou e terceiro, quem está a minha volta.

3. Experiências com Deus geram aproximação

· Experiências com Deus geram aproximação dele, intimidade, que consequentemente traz bênçãos e vitórias!

· Também foi assim com Daniel. Posto à prova várias vezes, sua intimidade com o Senhor permitiu que ele não hesitasse quando proibido de fazer qualquer petição.

· Sadraque, mesaque e abedenego.

· Outro exemplo relevante de fé e de intimidade com o Altíssimo na Bíblia é Abraão. Comprometido com seu Deus, ele caminhava conforme o direcionamento divino, e mesmo diante da grande prova de oferecer seu filho Isaque em sacrifício.

· Somente aqueles que têm experiência com Deus podem afirmar o que o apóstolo Paulo disse em 2 Timóteo 1.12: Não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido.

4. Experiências com Deus geram conhecimento

· Observe o que o Senhor disse ao profeta Oséias sobre a falta de conhecimento sobre Ele: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 6.4,6).

· No livro de Juízes 2.7,10, temos o relato de que uma geração inteira se perdeu depois que Josué morreu, porque ela não conhecia ao Senhor nem a obra que Ele fizera a Israel. O povo não teve mais experiências com Deus.

· E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a Israel. E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco a obra que fizera a Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORTES MENSAGENS