quinta-feira, 10 de março de 2011

É HOJE O MEU MILAGRE

SERIE DE MENSAGENS VALE DOS OSSOS SECOS – PARTE 4

É HOJE O MEU MILAGRE

1. O AGENTE DA RESTAURAÇÃO

Deus perguntou a Ezequiel: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos?” (v. 3). O que Ezequiel poderia lhe responder? A resposta para aquela pergunta parecia óbvia. O que nós responderíamos? Humanamente falando, deveríamos responder com um sonoro “não” àquela pergunta divina. O que responderíamos diante daquela situação? Os céticos diriam: Isso é impossível! Os incrédulos diriam: Jamais! No entanto, Ezequiel conhecia o incrível poder de Deus, de modo que respondeu, dizendo: “Eu não sei, mas Tu o sabes”. O senso comum lhe dizia que era impossível; mas por reverência a Deus, respondeu: Senhor Deus, tu o sabes”.

Ezequiel deixou a pergunta em aberto, por três razões:

Em primeiro lugar, ele sabia muito bem que Deus tem o poder da criação e que Ele pode fazer qualquer coisa a partir do nada. Jeremias disse: “Nada há que te seja demasiado difícil” (Jr 32.17).

Em segundo lugar, os ossos secos podem reviver por causa das promessas de Deus. Todos nós sabemos que as promessas feitas por Deus nunca falharão. É por isso que Paulo disse: “Pois tantas quantas forem as promessas feitas por Deus, todas elas têm em Cristo o ‘sim’.

Em terceiro lugar, os ossos secos podem reviver por causa do plano e do propósito de Deus para Seu povo. A confortante mensagem para Ezequiel era que os ossos secos poderiam viver novamente, porque esse era o plano de Deus. Sobre isso, Deus falou por meio do profeta Jeremias:

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado por vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar donde vos mandei para o exílio. (Jr 29:11-14)

O que ele planejou pode tardar por causa das rebeliões humanas, mas os planos de Deus não podem ser frustrados: “Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:2). Ele levará adiante os planos que tem para com o seu povo ao longo da história.

2. OS INSTRUMENTOS DA RESTAURAÇÃO

Deus demonstrou que o processo de reavivamento em Israel ocorreria respectivamente em duas etapas:

A primeira etapa consistiria na pregação da Palavra de Deus: “Então ele me disse: “Profetize a estes ossos e diga-lhes: Ossos secos ouçam a palavra do Senhor!”(v. 4). Ele trouxe o mundo à existência com as palavras de Sua boca e a Sua palavra fará que o mundo chegue a seu fim (2 Pd 3:7).

Deus disse a Ezequiel para profetizar sobre aqueles ossos e dizer-lhes: “Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!”.

O Senhor Deus deu a Ezequiel uma visão das coisas que haveriam de acontecer. Disse que poria tendões e faria crescer carne naqueles ossos secos e os cobriria de pele. Finalmente, poria dentro deles o “fôlego de vida” e os faria viver novamente (vs. 5,6).

A segunda etapa do reavivamento consistiria no enchimento do Espírito Santo.

E ele me disse: Profetiza ao Espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao Espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó Espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o Espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. (v. 9,10)

3. OS RESULTADOS DA RESTAURAÇÃO

· Porei palavras na sua boca para profetizar em seu vale;

· Porei o meu Espírito em Vocês – o Espírito Santo é Conosco;

· Porei tendões em vocês – ATITUDES;

· Porei músculos em vocês – RESISTÊNCIA;

· Cobrirei de pele – COBERTURA ESPIRITUAL.

· É hoje o milagre para o meu povo.

1.

“Quando Deus pergunta ao Homem”


SERIE DE MENSAGEM VALE DE OSSOS SECOS – PARTE III

Texto: Ezequiel 37.3 - “Quando Deus pergunta ao Homem”

Introdução

•O contexto é de desolação. O povo está no exílio.

•Ezequiel 20: 32 diz que eles não criam mais em Deus.

•Ezequiel 37:11 e Ezequiel 37: 2. Ossos, não apenas secos, sequíssimos.

1) Onde estás?

(Gênesis 3:9) - E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

Deus perguntou para Adão, pois sabia que ele se escondia com seu pecado. Muitas vezes o crente peca e acha que pode se esconder de Deus. Eu te pergunto: onde estás? Onde estás enquanto a igreja se reúne no domingo para adorar ao senhor? Que lugares tens freqüentado?

2) O que fazes aqui?

(1º Reis 19:9) - E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? Esta pergunta foi para Elias, que se escondia de Deus, motivado pelo medo e e insegurança. Que tens feito? Que tens feito de sua vida?

Que tens feito de seu tempo? De seu dinheiro? Que tens feito de sua salvação?

3) Que queres que eu te faça?

(Marcos 10:51) - E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. Jesus perguntou ao cego? A resposta nos parece óbvia. Quero ver! Muitas vezes precisamos saber o que queremos, e ter certeza de nosso querer, antes de pedir algo ao Senhor.

Que queres hoje? Dinheiro? Prosperidade? Você já parou para pedir a salvação de seu vizinho, ou a libertação daquele patrão que te persegue?

4) Queres ser curado?

(João 5:5) - E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

Será que um homem que está há 38 anos paralítico quer ser curado? Talvez ele já tenha se acomodado a ficar na dependência dos outros, que lhe dão esmola, ajudas, o carregam, etc. Muitas pessoas são assim.

Não querem ser curadas, pois já se adaptaram a ser coitadinhos. Para viver com Cristo, é necessário ter atitude, e querer verdadeiramente a cura!!

5) Quem me tocou?

(Lucas 8:46) - E disse Jesus: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude.

A mulher do fluxo de sangue. Ela precisou juntar todas as forças, afinal uma mulher com sangramento contínuo certamente não tinha forças sequer para falar, muito menos para andar. Ela enfrentou a multidão, preconceituosa. Afinal o judeu a considerava imunda. Mesmo assim ela venceu! E você, já tomou sua atitude?

6) Pode mudar a história desses ossos secos? Poderão reviver?

(Ezequiel 37.3) – Então o Senhor me disse: - filho do homem será que esses ossos podem ter vida de novo? Eu respondi: - Senhor, meu Deus, só tu sabes se podem ou não.

A resposta de Ezequiel nos faz lembrar a resposta do Apostolo Pedro em João 6.68 – Pra quem iremos só o Senhor tem palavra de vida eterna!

A resposta de Ezequiel demonstra Confiança ou falta de fé? Tu sabes Senhor!

O Que Deus nos leva a aprender com sua pergunta?

· Nosso Deus é o Deus da esperança.

•Diante das pressões do mundo, vem o desânimo.
•Vale a pena ser um crente? Nos sentimos como ossos secos.
•Em Deus está toda a nossa esperança.

· Nosso Deus é o Deus do impossível.

•Ezequiel 37:3. Poderão viver esses ossos?
•Ilustração: Gênesis 18:14. Existe coisa difícil ao Senhor?
•A resposta humana à pergunta de Deus é não.
•A resposta do profeta: "Tu o sabes Senhor". É uma resposta de um homem de Deus.

· Nosso Deus é o Deus que vivifica.

•Ilustração. Livro: Esgotamento Espiritual. Nós é que ficamos esgotados. Deus jamais.
•Para a frieza, o desânimo, o remédio é uma ação do Espírito Santo.

· Nosso Deus fala e cumpre.

•Ezequiel 37:14b. "Eu o Senhor disse e fiz"
•Ezequiel 12:25. A mesma palavra.
•Isaías 43: 13 "... operando eu, quem impedirá?
•Só ele tem o poder para cumprir o que fala.

QUANDO DEUS NOS LEVA A TER EXPERIENCIAS COM ELE

SÉRIE DE ESTUDOS SOBRE O VALE DE OSSOS SECOS

TEMA: QUANDO DEUS NOS LEVA A TER EXPERIENCIAS COM ELE

“Ele me levou para dar uma volta por todos os lugares do vale, e eu pude ver que havia muitos ossos, muitos mesmo, e estavam completamente secos.”

Introdução

O segredo para interpretar o Antigo Testamento é analisar os fatos narrados à luz daquela época, tirando lições práticas e aplicáveis à vida cristã de hoje.

Neste capítulo, a atitude diante de Deus e suas consequências, mostrando que, assim como o Senhor revelou Sua glória e Seu poder ao profeta, a partir da postura deste, o Todo-poderoso deseja revelar-se a você, mas está à espera de seu posicionamento correto ante Ele e a missão que tem para sua vida. Você está pronto para "caminhar no vale de ossos secos"?

1. Experiência com Deus é pessoal

· Nesse texto há um detalhe interessantíssimo: o profeta diz: “ele me levou pra dar uma volta por todos os lugares do vale” (NTLH). Ele presenciou, vivenciou o fato.

· É imprescindível que cada um de nós tenha um encontro pessoal com Deus. Ninguém pode ter vida cristã a partir da vivência de terceiros!

· Deus é o Deus do universo, de toda a terra, da Igreja, dos meus irmãos, da minha família. Mas Ele precisa ser o meu Deus. Eu preciso conhecê-lo; ter intimidade com Ele.

2. Experiências com Deus trás consequências

· Três coisas acontecem com Isaías depois que ele teve uma experiência com Deus. Ninguém pode ter uma experiência com Deus e manter o mesmo estilo de vida. Três coisas acontecem com Isaías depois que ele vê a glória de Deus.

· A primeira "AI DE MIM QUE ESTOU PERDIDO". A experiência com Deus confronta o nosso estilo de vida

· Em segundo lugar, "porque sou homem de lábios impuros", isto é QUEM EU SOU. Meu caráter.

a. A experiência com Deus, nos leva ao confronto de olharmos para dentro de nós. É tão bom olharmos para a vida dos outros. É tão bom dizer onde aquilo está errado.

b. E educar filhos dos outros. Educar filhos dos outros é coisa maravilhosa.

c. Dirigir empresa dos outros. É maravilhos você dizer o que faz e o que não se faz.

· E em terceiro lugar “moro no meio de um povo que também tem lábios impuros”. Reconhecer a necessidade dos outros. Agora escute, quem eu sou, como eu estou e terceiro, quem está a minha volta.

3. Experiências com Deus geram aproximação

· Experiências com Deus geram aproximação dele, intimidade, que consequentemente traz bênçãos e vitórias!

· Também foi assim com Daniel. Posto à prova várias vezes, sua intimidade com o Senhor permitiu que ele não hesitasse quando proibido de fazer qualquer petição.

· Sadraque, mesaque e abedenego.

· Outro exemplo relevante de fé e de intimidade com o Altíssimo na Bíblia é Abraão. Comprometido com seu Deus, ele caminhava conforme o direcionamento divino, e mesmo diante da grande prova de oferecer seu filho Isaque em sacrifício.

· Somente aqueles que têm experiência com Deus podem afirmar o que o apóstolo Paulo disse em 2 Timóteo 1.12: Não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido.

4. Experiências com Deus geram conhecimento

· Observe o que o Senhor disse ao profeta Oséias sobre a falta de conhecimento sobre Ele: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 6.4,6).

· No livro de Juízes 2.7,10, temos o relato de que uma geração inteira se perdeu depois que Josué morreu, porque ela não conhecia ao Senhor nem a obra que Ele fizera a Israel. O povo não teve mais experiências com Deus.

· E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a Israel. E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco a obra que fizera a Israel.

CORTES MENSAGENS