terça-feira, 23 de março de 2010

ORAÇÃO DO PAI NOSSO p3


SÉRIE: ORAÇÃO DO PAI NOSSO – PARTE 3
Texto base: MATEUS 6.9-13

Texto áureo:
“Venha o teu reino” (NTLH)
“Venha a nós o teu reino” (NVI)

INTRODUÇÃO:
O reino é a regra áurea de Deus. É uma regra no sentido de que potência e bondade, julgamento e clemência são combinados de forma justa e amorosa.

O termo surgiu quando as nações eram monarquias, e o termo teve um simbolismo mais realista do que nos dias de hoje e em nossa cultura.

A igreja que está neste mundo, precisa identificar-se com Jesus, observando cuidadosamente sua identidade missionária; sua obediência à obra de Jesus; seu amor pelas vidas que não conhecem as boas novas da salvação.

Para entendermos o Reino precisamos entender o que é missão:
“Missão é o povo de Deus intencionalmente cruzando barreiras de Igreja a não-igreja, fé a não-fé, proclamando por meio da palavra e obras, a vinda do Reino de Deus em Jesus Cristo” (Charles Van Engen)

Falar do Reino de Deus é falar sobre o infalível propósito redentor de Deus para sua criação e da vocação apostólica que a Igreja tem com respeito a este propósito na história.

A Missão da Igreja só pode ser entendida à luz do Reino de Deus, à luz do propósito revelado em Jesus. Diante dessa afirmação iremos refletir algumas perspectivas sobre as implicações do Reino entre nós.

O Reino é o poder dinâmico do Deus-Trino, que se torna visível pela manifestação do Espírito Santo por meio de sinais restauradores que evidenciam Jesus como o Messias prometido: Pois o Reino de Deus não consiste de palavra mas de poder (1 Co 4.20).

É nova realidade que está no centro da história e que modifica profundamente a vida humana, não somente espiritualmente, mas também, psicológica, moral e socialmente: Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm14.17).

O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE NÓS

O Reino está entre nós! Jesus Cristo indica a presença do Reino de Deus na história, pois:

1. Ele veio e trabalhou no poder do Espírito Santo.
• Jesus voltou para a Galiléia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama. (Lc 4.14).
• Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações (Mt12.18).

2. Ele ensinava os princípios do seu Reino com autoridade.
• Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, por que lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei. (Mc. 1.22).
• Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou. (Jo 7.16).
3. Sua encarnação, crucificação e ressurreição estabeleceram a implantação vitoriosa do Reino.
• Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lc 2.10,11).
• Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Rm 8.34).

A IGREJA É O REINO DE DEUS PRESENTE

A Igreja não é somente o corpo e a noiva de Cristo, mas também, o templo e a cooperadora do Espírito Santo.
Assim como a missão de Jesus é dinamizada pelo Espírito, a Igreja é canal da ação missionária do Espírito Santo.
A Igreja é revestida de poder espiritual para ser um instrumento e uma portadora do Reino entre as nações.

Desta forma observa-se que o Reino está presente:

1. Quando a Igreja proclama a mensagem que Jesus é o único Senhor
• Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. (Rm 10.9).

2. Quando a Igreja desafia o ser humano a arrepender-se de seus pecados e o convida a ser servo de Deus
• Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados. (At 3.19).

3. Quando a Igreja discipula os que aceitam o convite
• Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. (1 Co 14.26)

4. Quando a Igreja ensina e envia discípulos ao mundo
• Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função (Ef 4.16)

CONCLUIMOS
A igreja é a voz profética entre os povos.
Desde o princípio, a Bíblia mostra o interesse de Deus pelos homens. Constantemente Deus interveio na história procurando aproximar-se, revelar-se aos que criou à sua imagem e semelhança.
Em sua procura pelo homem, Deus não se calou, mas apareceu, enviou anjos, levantou profetas, e por último, nos falou através do seu Filho, Jesus (Hb 1.1,2)

O evangelho é o momento da graça de Deus, a oportunidade ímpar para que a humanidade chegue ao entendimento e paz com o Deus-trino e descubra sua verdadeira identidade missionária.
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. (Atos 1.8)

Rev Alberto Maciel Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORTES MENSAGENS