MINHA FAMÍLIA

MINHA FAMÍLIA
Agradeço sua visita!
Neste espaço vou compartilhar com você um pouco do que tenho recebido de DEUS, que sempre nos dá muito mais do que merecemos.
Desde já agradeço a reflexão de seu comentário.

terça-feira, 23 de março de 2010

ORAÇÃO DO PAI NOSSO p4


SÉRIE: ORAÇÃO DO PAI NOSSO – PARTE 4
Texto base: MATEUS 6.9-13
Texto áureo:
“Faça-se a tua vontade” (RA)
“Que a tua vontade seja feita” (NTLH)

INTRODUÇÃO:
A oração ensinada por Jesus é modelo porque envolve todas as áreas de nossa vida. Ela fala da intercessão, da confissão, da exaltação a Deus e da petição.
Neste momento da oração modelo de Jesus “seja feita a sua vontade assim na terra como no céu” é a ação daquele para quem os interesses de Deus estão em primeiro lugar.
O que devemos fazer com a vontade de Deus?
1. Devemos descobrir.
“desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo” (Ef 1.9)
2. Entender.
“Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Ef 5.17)
3. Experimentar.
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2)
4. Fazer.
“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mt 12.50)

Entendamos alguns princípios da vontade soberana de Deus:

1. VONTADE DE DEUS – FOCO NA SOBERANIA
A asserção da absoluta soberania de Deus na criação, providência e graça é fundamental à crença bíblica e ao louvor bíblico.
O domínio de Deus é total: Ele decide à medida que escolhe e executa tudo aquilo que decide, e ninguém pode parar sua mão ou impedir seus planos.
No Salmo 93, a realidade do governo soberano de Deus é afirmado para:
(a) Garantir a estabilidade do mundo contra todas as forças do caos (v.1-4);
(b) Confirmar a fidelidade de todos os testemunhos e instruções de Deus (v. 5);
(c) Requerer de seu povo reverência à santidade (v. 5).


2. VONTADE DE DEUS - A DEFINIDA PELA FÉ: - É RESPEITAR A VONTADE DE DEUS
Definiremos fé dentro de sua abrangência no reino de Deus, sem que ela possa violar a vontade de Deus.
Mas a pergunta é: fé está condicionada a vontade de Deus?
Dentro de alguns anos estou observando pessoas que apresentam suas idéias de fé. Apresentando uma manipulação da vontade soberana de Deus. Minha fé só é fé se estiver respeitando a vontade de Deus.
Exemplos bíblicos
- Abraão e o sacrifício de Isaque: qual foi a atitude de Abraão? O de respeito a vontade de Deus.
- A atitude dos jovens Sadraque, Mesaque e Abedenego: “se Deus quiser ele nos livrará” – atitude de respeito a vontade de Deus.
- O rei Davi depois do seu pecado começando a passar pelas conseqüências, vindo o recado de Natã onde diz que o filho de Davi com Bate-Seba irá morrer. Davi caiu em um jejum de 7 dias quando o filho morreu ele entendeu a vontade de Deus.
- O profeta Ezequiel na visão do vale de ossos secos. Deus diz: “pode esse ossos tonar a viver; Ezequiel responde tudo sabes Senhor”.
- O Próprio Jesus respeitou a vontade de Deus no jardim do Getsemani. “se possível passe de mim esse cálice, mas não seja feita a minha vontade mas a tua”

O que vimos é homens que entendenram que a fé é simplesmente o respeito a vontade e ação de Deus em nossas vidas, sem condição ou influência nossa é Deus agindo pelo seu querer.

3. VIVENDO NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS
Jonas pensou que poderia fugir da presença de Deus. Ele achou que os planos de Deus para sua vida não eram os melhores. Você conhece a história de Jonas. Ele desobedece ao Senhor quando Ele o manda ir para a cidade de Níneve para levar a mensagem de Deus. Ele tenta fugir para a cidade de Tarsis. Não consegue. Uma tempestade quase afunda o barco em que estava e, jogado para fora, ele é engolido por um grande peixe e vomitado na praia. Ele então vai a Níneve e prega sobre o pecado da cidade a qual se arrepende. Jonas nos dá muito material para descobrirmos o que acontece com quem não está no centro da vontade de Deus.
Quando alguém não está no centro da vontade de Deus:

1. Acha que pode fugir da presença d’Ele. (Jonas 1.1-3)
Jonas tentou fugir. Não deu certo. E você, também pensa que pode fugir? Algumas pessoas acham que pelo fato de não estarem na igreja, não estarem no rol de membros da igreja, que elas podem pecar porque Deus não irá "pegar no pé" delas. Estão enganadas. É melhor parar de brincar de esconde-esconde com Deus antes que seja tarde.

2. Começa a descer e descer espiritualmente. (Jonas 1.3-7-17)
É interessante o que acontece com Jonas. Ele desce de Jerusalém para a cidade costeira de Jope; paga sua passagem e desce para dentro barco; desce para o porão do barco; e dalí ele desce para o fundo do mar dentro do estômago do grande peixe que o engoliu. Essas constantes descidas nos lembram das constantes descidas espirituais que uma pessoa que não está no centro da vontade de Deus experimenta em sua vida.

3. Começa a dormir um profundo sono espiritual. (Jonas 1.7)
É curioso o que acontece com Jonas quando ele desce para o porão do navio. Ele começa a dormir. Apesar do barco estar se partindo e toda a correria, ele consegue dormir. Mas não é o "sono dos justos", é um sono anestésico da consciência. Muitas pessoas que fogem de Deus e da sua vontade, fazem exatamente isso: caem em sono espiritual.

4. Perde a noção do alcance da sua desobediência. (Jonas 1.12)
O fato de Jonas conseguir dormir em meio ao caos que se abatia sobre o barco, mostra que ele não tinha noção do alcance da sua desobediência. Agora várias vidas estavam em perigo por causa de Jonas. Você também precisa se lembrar que a sua desobediência a Deus vai causar danos às pessoas que o cercam. Não existe o chamado "pecado particular". Todos os pecados irão atingir outras pessoas.

5. Não sente a alegria das vitórias espirituais. (Jonas 4.1-3)
Jonas era um cara esquisito! E a esquisitice dele era devido à sua fuga da vontade de Deus. Quando ele vai até Nínive e prega aquela mensagem com uma tremenda má vontade, mesmo assim, Deus o usa e a cidade toda se arrepende.

Rev. Alberto Maciel Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário