terça-feira, 23 de março de 2010

ORAÇÃO DO PAI NOSSO p7


SÉRIE: ORAÇÃO DO PAI NOSSO – PARTE 7
Texto base: MATEUS 6.9-13
Texto áureo:
“E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal” (RA)

INTRODUÇÃO

O que é a tentação?
Define-se tentação como o caminho rápido para resultados imediatos.
O maior motivador das pessoas é a busca da felicidade – e alguns acham que podem achá-la na satisfação dos prazeres, outros no poder, outros na fama e dinheiro, e outros até no sofrimento. Quando não conseguem a felicidade, culpam a falta de dinheiro; quando o tem, culpam as pessoas, e assim em diante. Daí passam para a fuga das drogas ou álcool, ou até a lavagens cerebrais que algumas religiões de massa produzem.
A Palavra de Deus nos fala que o caminho da verdadeira felicidade é fazer a vontade de Deus. "Apraz-me fazer a Tua vontade...".
Pensem bem: o que passa pela cabeça de uma pessoa quando cai no "conto do bilhete premiado"?
A tática da tentação é mostrar somente o lado brilhante da oferta – não fazer uma análise clara das perdas e ganhos. A emoção nos faz cometer terríveis equívocos e fazer coisas de que nos arrependemos por muito tempo
O problema da tentação é que ela promete recompensa a curto prazo e conseqüências a longo prazo.
Parecem aquelas promoções: Tenha dinheiro agora – pague quando puder. Em 6, 10 ou 36 meses... Mas não dizem o quanto de juros vai ser cobrado; as operadora de telefonia celular e equipamento para emagrecer são as campeãs em pseudas propagandas.
A tentação não escolhe posição social, sexo, idade ou grau eclesiástico, a tentação atinge a todos os seres humanos.

1. Devemos observar algumas questões referentes à tentação de Jesus, veja:
• Jesus foi tentando na sua forma humana e não em uma forma divida.
o Mt 4: 2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
• Toda Tentação é humana e não de Deus.
o 1Co 10:13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
• A tentação esta ligada ao que causa desejo e desperta vontade na natureza humana.
• A tentação não é pecado, não precisa pedir perdão ao ser tentado. O Pecado é quando acabamos cedendo à tentação. Não podemos alimentar a tentação, pois se alimentarmos a tentação acabaremos pecando.
o Tg 1: 14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
o Tg 1: 15 - Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Após a tentação Satanás sempre trabalha muito para darmos um passo errado.

Veremos agora as formas que Satanás trabalha para desenvolver um interesse no ser humano em ceder à tentação:
1. Quando satanás ataca, ele ataca com todas as suas forças. No caso de Jesus ele veio como o próprio lúcifer para tentá-lo e derrubá-lo.
2. Satanás trabalha muito em cima das pessoas que estão sozinhas. Satanás esperou Jesus estar sozinho para tentá-lo. Quando estamos sozinhos não temos ninguém para nos auxiliar.
3. Quando Satanás tenta, ele procura utilizar alguns argumentos validos, mas não verdadeiros.
o Por exemplo: Satanás utilizou a própria bíblia para derrubar Jesus. Ele utiliza uma verdade aparente, porém não conclusiva.
4. Satanás sempre procura nos derrubar quando estamos mais fracos.
o Exemplo: Satanás explorou a fraqueza de Jesus quando estava com fome utilizando a própria bíblia, veja:
 Mt 4: 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
o Porem a solução de Satanás não resolveria o problema definitivamente, Jesus poderia transformar as pedras em Pães, porém não resolveria seus problemas, pois Jesus iria ter fome novamente em pouco tempo. Satanás não traz solução ele só engana.

2. Veremos agora as formas de ataque do Diabo

Primeira forma de ataque do diabo

Desejos da carne. A natureza pecaminosa do homem

Devemos sempre procurar fugir de todos os desejos da carne. Tudo o que é da naturaza humana devemos fugir. Veja o que a bíblia diz:
• 1Co 6: 18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
• 2Tm 2: 22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

Temos sempre que fugir da aparência do mal, dos desejos da carne. Por mais que podemos estar fortes na presença de Deus, não existem super crentes. Com a carne e com a tentação não se brinca, temos que fugir sempre.
Exemplo: Sansão.
Sansão era um grande homem de Deus, usado para livrar o povo de Israel. Até Sansão que era um homem forte acabou cedendo à tentação e a sua vida foi completamente destruída. Juízes 14

Jesus nos deu segredos para vencermos a tentação, veja:
• Mt 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
• Mt 4: 4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
A palavra de Deus está repleta de força para vencermos a tentação.

Segunda forma de ataque do diabo

A soberba da vida. A deidade do homem, a altivez
• Mt 4: 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
• Mt 4: 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

Temos que ter cuidado com a soberba.
Soberba significa: 1. Orgulho. 2. Altivez. 3. Elevação. 4. Arrogância. 5. Sobrançaria.
Devemos ter cuidado para não nos ensoberbecer querendo demonstrar que somos mais do que os outros. Não importa o nosso nível social, o nosso grau eclesiástico, o nosso nível espiritual, a nossa conta bancária, temos sempre que ser humildes.

Veja o que diz a bíblia:
• Jr 9: 23 Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
• Jr 9: 24 Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.

Terceira forma de ataque do diabo.

A cobiça dos Olhos
• Mt 4: 8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
• Mt 4: 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

As três coisas principais que atraem com muita força todos os seres humanos.
• PODER – DINHEIRO - SEXO

Satanás mostrou todos os reinos do mundo e lhe ofereceu todos os prazeres com mundo, porém com uma condição:...Se prostrado me adorares...
Devemos ter cuidado com os caminhos mais fáceis. Temos que lutar para conquistar as coisas. O caminho da precipitação também derruba o crente. Não podemos nos preciptar para tomar as decisões....Tudo isto te darei se..... Jesus sabia que todos os reinos são dele, porém ainda não era a hora.
• Ec 3: 1 TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Temos que esperar o tempo de Deus para recebermos todas as coisas, as bençãos, as promessas. Não devemos cair na tentação de querermos antecipar as coisas, isso pode ser um veneno mortal para todos nós. AFINAL, COMO VENCER AS TENTAÇÕES:

3. O segredo para vencer a tentação é simples, Aplicar a palavra de Deus na nossa vida diária.

Veja o que diz a palavra de Deus.
1. Devemos estar cheios do Espírito Santo.
o Veja o que diz: Lc 4: 1 - E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; O cristão cheio de Espírito Santo não tem lugar para as coisas da carne.
2. Devemos deixar o Espírito Santo guiar a nossa vida.
o Mt 4: 1 - ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
3. Devemos Jejuar sempre que pudermos, pois o jejum faz com que mortificamos as vontades da carne.
o Mt 4: 2 - E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
o O jejum nos ajuda a controlar a vontade e controlando a vontade conseguimos vencer a tentação.
4. Devemos estar em constante contato com a palavra de Deus.
o Os 6: 3 - Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
5. A palavra de Deus é uma fonte de vida que nos ajuda a vencer todas as tentações de Satanás.
Para vencer o Diabo, devemos enfrentá-lo.
o Tg 4: 7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
6. Para vencer o Diabo, Devemos repreendê-lo.
o Mt 4: 10 - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás,
7. Para vencer, a última palavra que deve prevalecer em nossa vida é a Palavra de Deus. Palavra de Benção. Se vier alguma palavra de maldição em nossa vida devemos revidar com a palavra de Deus repreendendo.

4. Após vencer a tentação e o Diabo temos que estar preparado, veja:

1. Devemos sempre estar alerta pois o Diabo nunca ira parar de nos tentar derrubar, veja:
o Lc 4: 13 E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
o Após essa tentação o Diabo voltou a tentar a Jesus em outras ocasiões.
2. Fiel é Deus para nos dar força para vencer todas as tentações. Não estamos sozinhos.
o 1Co 10: 13 Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.
3. Com toda a tentação iremos continuar e vencer, pois depois da provação vem a bonança e a coroa da vida, veja:
o Tg 1: 12 Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CORTES MENSAGENS